sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

É.

É
Falar da vida alheia é um ato de responsabilidade mesmo quando se odeia o objeto do assunto. Quem tem veículo de imprensa tem de ter responsabilidade, sensibilidade, não pode perder o rumo das coisas.
Palavra é uma arma poderosa, que pode fazer estragos irreversíveis.

________________
Você pergunta, a gente responde
Conheça melhor o mundo de idéias tortas desta Boca Maldita

A frase vai parecer redundante para responder a sua dúvida, caro Rodomar Ricardo Ramlow, que nos escreve, mas é verdadeira: O Diário Popular não nasceu ontem. O oferecimento de Profissional Filho para a vaga de Lagranha não colou. Profissional continua a enganar apenas em seu blog.


O leitor Ramlow tem razão também quando fala que nem todo mundo que lê o Frateli di Pelotas é stupido, capiche? É um erro achar isso. Melhor seria dizer os leitores do Amigos de Pelotas que são ingênuos, fora aqueles que mantêm a capacidade crítica no lugar e há muito perceberam que este Profissional é uma bela bisca.
Esses expectadores silenciosos é que vão fazer a diferença no desmascarar do boneco.

Por outro lado, Rodomar, espero que possa lhe tratar assim, pelo primeiro nome, não se iluda conosco, não temos objetivos a produzir seja lá o que você entende por isso.
_____________

E prossegue no Boca Maldita
a campanha anti-Profissional

Os fatos falam por si mesmos – e quando não falam, esta Boca Maldita ajuda a mostrar ao leitor onde estão os motivos que denunciam a falta de caráter de Rubens Profissional.

Para começar, esta Boca convida o leitor a um passeio pelo mundo selvagem do faroeste político pelotense:

______________
Jornalismo Bang-Bang
"Repórter" atira antes e pergunta depois

Episódio 1
O abate da fotógrafa

Acompanhe o caso.
Tudo começou na...
Quarta-feira, 18 de junho de 2008,
Blog de Rubens Profissional, Amigos de Pelotas, escreve:

Necessidades especiais
Causou estranheza, entre editores e repórteres, o comportamento da ex-delegada do Sindicato dos Jornalistas do RS em Pelotas, Maria do Carmo Lessa, a Duca.No recente concurso público para a prefeitura, ela se inscreveu na condição de "portadora de necessidades especiais", o que, em tese, propicia facilidades para aprovação do candidato, a partir da seleção por cota.O estranhamento vem do fato de que Duca, que é fotógrafa, jamais se viu impedida de desempenhar suas atividades profissionais, inclusive na presidência do sindicato. Maria do Carmo atua na Assessoria de Comunicação da prefeitura de Pelotas, em cargo de comissão, fazendo fotografias dos eventos do prefeito Fetter Jr. Segundo o secretário de Comunicação, Renato Varoto, a foto-jornalista tem sérios problemas auditivos. Disse também que ela não foi aprovada no certame.
Postado por Rubens Filho às 19:45

Segunda-feira, 23 de junho de 2008,
Blog Amigos de Pelotas, cinco dias depois:

Jornalista Duca esclarece
Jornalista Maria do Carmo Lessa, a Duca, escreve para rebater nota do blog dando conta de sua inscrição, para concurso da prefeitura, na condição de "portadora de necessidades especiais". Maria Lessa diz que "a informação não é verdadeira, embora tenha de fato problemas auditivos, em função de grave acidente de trânsito". Duca é ex-delegada do Sindicato dos Jornalistas do RS em Pelotas. Ela concorreu ao concurso da prefeitura, mas não foi selecionada. Atualmente, é fotógrafa da Prefeitura, em cargo de comissão.Postado por Rubens Filho às 12:11 0 comentários
_________________________________
BOCA MALDITA COMENTA:
O autor da trapalhada que avacalhou com a vida pública da fotógrafa toca jornalismo de ouvido, e o ouvido é surdo. Publicou certamente o que ouviu dizer, sem se preocupar com a apuração da história.

Ou fez mesmo de propósito, por ser a vítima seu desafeto pessoal ou ainda porque gosta mesmo de colocar as pessoas em situações públicas constrangedoras, sejam elas verdadeiras ou não.

No post acima, ouviu um boato, consultou uma fonte, imitou jornalismo e tascou esse mingau todo no blog dele. Não ouviu quem mais interessava, a própria jornalista, que não teve voz nem vez na matéria unilateral de Profissional Filho.
Inacreditável!

O que se sucedeu
E ficou por isto mesmo, o assunto a rolar no Amigos de Pelotas até que a história chegou aos ouvidos (melhor, ao ouvido) da jornalista em questão. Apenas cinco dias depois (!) Profissional Filho publicou a resposta, com o título "Jornalista Duca esclarece", que está também reproduzida acima.

Cinco sentidos
Quanto ao autor, Profí, é injustiça dizer que ele não ouviu a sua consciência antes de difamar Duca. Ele ouviu. É que pior que a audição da jornalista, que tem só metade de sua capacidade auditiva desde que sofreu um grave acidente de trânsito há muitos anos, como ela menciona em sua resposta (e portanto poderia se inscrever como deficiente, embora não o tenha feito), a consciência de Rubens Profissional não é apenas surda, mas muda e cega também.

Denúncia vazia
Dizem até que, de nojo do hospedeiro, fugiu para bem longe há muito tempo.

A última palavra é a que fica
Rubens Profissional tem uma técnica para publicar o que não gosta – os contrapontos de suas vítimas, por exemplo.
Antes, invoca o universo midiático, do qual é o imperador, a polícia a justiça e carrasco, e o deixa a postos. Ele entra em ação bem no final, para fechar a notícia.
Com a função de desmoralizar sutilmente o autor.
Nessa é assim: "Ela concorreu ao concurso da prefeitura, mas não foi selecionada. Atualmente, é fotógrafa da Prefeitura, em cargo de comissão."
Ou seja não deve ser mesmo boa coisa. Entendeu, leitor? É o fim da inocência prévia: todos são culpados até que provem não ser.

Não há inocentes
É grave, porque esse posicionamento passa por cima do direito do outro. Assim, vale tudo, caluniar, difamar, inventar, o diabo.

O manual de jornalismo do Rubens
Funciona assim: esta Boca Maldita acusa você de qualquer coisa que queira. E publica aqui neste blog. Você e todos aqueles direitos básicos que se danem. Vá provar que o que eu escrevi é mentira.
A privacidade, o devido processo legal, direitos básicos que qualquer advogado conhece, ou coisas como a ética profissional, ficam irremediavelmente maculados ao parar nos brejos do site de Rubens Profissional.
Como a presunção à inocência, Essa então, já está liquidada de início e conta agora contra você: se você é inocente, por que precisa de uma presunção?

Deserto de direitos
No mundo provinciano, pelotino-disfarçado de Rubens Profissional, o blog Amigos de Pelotas, direitos assim inexistem, o editor não os reconhece. No mundo provinciano de Profissional Filho existe ele, apenas, a enganar leitores incautos com uma farsa de democracia e de novo jornalismo.

ArquivosImplacáceisdoBocaMaldita
No próximo post: novo exemplos de técnicas que este boneco aplica aos seus objetos de ódio.

VOLTAREMOS AO TEMA

3 comentários:

  1. Puxa!!!!!!!!!!!! Genial Boca Maldita! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Puxa!!!!!!!!!! Genial! Parabens! Vamos ajudar a profissionalizar blogs amadores!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não dá pra comentar anonimo aqui?

    Deixa um e-mail aí pra receber mensagens seu Boca!

    ResponderExcluir